Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2182

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DE METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA;

Wander Brenerson de Sousa dos Santos, Francisco Simao Neto, Lourembergue Saraiva de Moura Junior, Brunna Lima Porfirio de Sousa, José Cleiton Sousa dos Santos, Ada Amelia Sanders Lopes;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[121] 11.1 Relato de experiências

Aprendizagem cooperativa é um conjunto de metodologias de ensino onde os estudantes trabalham juntos em busca de um objetivo em comum, sendo esta uma ferramenta extremamente importante no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho se propõe a avaliar os impactos do uso de métodos de aprendizagem cooperativa no aprendizado de uma turma do segundo ano do ensino médio sobre conceitos básicos de química. Por meio de uma atividade utilizando o uso conjunto do método de Jigsaw com o proposto por Perret-Clermont observou-se uma melhora significativa da compreensão dos alunos acerca dos conceitos básicos de química, isso foi evidenciado através dos resultados de testes aplicados antes e depois da atividade onde antes da atividade observou-se uma grande defasagem na maioria da turma, algo que reduziu-se com a execução da atividade resultando em uma melhora nos resultados dos testes. A atividade foi eficiente vendo que uma maioria apresentou uma melhor compreensão dos assuntos propostos, porém foi um pequeno passo em direção ao cenário ideal onde toda a turma estivesse aproximadamente no mesmo nível abrindo uma porta para trabalhos futuros.

Aprendizagem cooperativa. Educação inclusiva. Ensino de química. Jigsaw. Perret-Clermont.
Voltar