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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO APLICADA NA DISCIPLINA DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS;

Pâmela Cabreira Milak, João Mota Neto, Diego Luiz da Luz de Souza;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A componente da formação acadêmica da disciplina de resistência dos materiais trata-se de uma temática densa, e de elevado desafio para o estudante assimilar o conteúdo e relacionar com seu cotidiano devido à sua abordagem tradicional conceitual. A fim de tornar o ambiente de aula atrativo e adaptá-lo a condições que os jovens se sintam estimulados e engajados a interagir, é proposto o desenvolvimento de um projeto de inovação educacional a partir da utilização de jogo de tabuleiro. O intuito da atividade foi promover novas experiências e motivação ao acadêmico para a aprendizagem da disciplina de resistência dos materiais de maneira ativa a partir do jogo de trilha. Remodelou-se a dinâmica de jogo com a criação de cartas com perguntas e respostas sobre tópicos do conteúdo programático. Elaborou-se um sistema de campeonato, com chaves de disputa, bem como ficha de pontuação com critérios estabelecidos para determinar o vencedor de cada rodada. A proposta buscou envolver as competências de ler e interpretar situações de aplicação do conteúdo para formular hipóteses a respeito dos temas tensão, deformação, e torção em materiais. É importante ressaltar a importância de um planejamento criterioso das regras e do objetivo do jogo. O procedimento da tarefa requer tempo e dedicação docente, além de pesquisa para optar e adaptar a melhor estrutura de jogo. Estima-se que o relato apresentado possa inspirar e motivar demais professores e atue como contribuição para o desenvolvimento de debates e demais estratégias inovadoras de metodologias ativas de ensino para o ensino superior.

Gamificação do ensino. Autonomia discente. Competências.
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