Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2180

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS INTERATIVOS PARA AUXILIO NO ENSINO NO CURSO DE ENGENHARIA CÍVIL.;

Rafael Cunto Filho, JOSÉ RUBENS RODRIGUES DE SOUSA, RICARDO SILVA THE PONTES, vera lucia da silva, João Filipe Oliveira Gomes;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente artigo tem como objetivo mostrar de forma aplicada objetos matemáticos interativos que foram criados com intuito de auxiliar no ensino de conteúdos básicos importantes para a engenharia civil, tornando a parte teórica mais lúdica. Assuntos importantes como interpretação dos diagramas de esforços internos em estruturas de concreto armado e propriedades reflexivas das cônicas foram escolhidos pela enorme gama de aplicações na engenharia civil que esses conceitos possuem e também por estarem relacionados a conhecimentos básicos da matemática. Os objetos feitos buscaram unir a teoria com algo que chame a atenção dos alunos e que eles pudessem interagir, ilustrando bem isso, um dos objetos criados foi uma mesa de bilhar elipsoidal, que teve como intuito mostrar a propriedade reflexiva das elipses de forma interativa com a tentativa de causar uma maior imersão do aluno e o ajudando a enxergar o fenômeno. Foi possível notar que quando a metodologia foi aplicada os alunos mantiveram um interesse/foco maior na explicação, onde o objeto interativo entrou como peça fundamental causando uma completa imersão e facilitando a visualização do fenômeno e suas aplicações.

Objetos interativos; Propriedades reflexivas; Esforços internos
Voltar