Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2172

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DO EDUSCRUM NO ENSINO DE CNC NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA;

Norimar de Melo Verticchio, Ricardo de Lima Silva, Paulo Tarso Augusto do Pinho Taveira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

As empresas estão demandando cada vez mais dos Engenheiros o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras. Tanto o desenvolvimento tecnológico quanto os novos sistemas de gestão fazem com que os Engenheiros necessitem das competências técnicas, competências socias, gerencias e de gestão de projetos. As metodologias ativas vêm se destacando no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizado significativo dos estudantes. O EduScrum que é uma adaptação da metodologia de gestão de projetil ágil Scrum ao ambiente escolar proporciona aos alunos e professor um framework eficiente para conciliar tanto o ensino do conteúdo técnico quanto o desenvolvimento da autonomia, do trabalho em equipe, da gestão de tempo, da comunicação oral e da criatividade. O EduScrum foi utilizado no ensino de CNC dentro da disciplina de Processos de Fabricação II do curso de Graduação em Engenharia Mecânica do campus Betim do IFMG. Os resultados desse projeto piloto demonstram que os alunos desenvolveram bem tanto a autonomia e o trabalho em equipe, quanto o conhecimento tecnológico, sendo que 78% dos alunos obtiveram notas superiores a média no teste aplicado.

EduSrum, CNC, Metodologias Ativas, Trabalho em Equipe, Competências Transversais
Voltar