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INICIATIVAS SUPRADISCIPLINARES EDUCACIONAIS NO BRASIL E O ENSINO DA ENGENHARIA;

Tairine Cristine Bertola Cruz, Marcos Martins Borges;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

O desenvolvimento de novos produtos e tecnologias envolve a satisfação das necessidades humanas em um contexto ético, social e ambiental que deve ser respeitado. Nos últimos anos, o aumento da proeminência de questões relacionadas à interação destes sistemas tem despertado a opinião de que a abordagem disciplinar demonstra-se insuficiente. Nota-se então, uma crescente mobilização para o desenvolvimento de caminhos que possibilitem integrar os resultados de pesquisas disciplinares, rompendo fronteiras metodológicas, epistemológicas e ontológicas. Neste estudo, apresentamos uma análise sobre iniciativas de caráter supradisciplinar no universo da educação de nível superior do Brasil (graduação e pós-graduação stricto sensu). O objetivo central do estudo foi, através da análise de documentos disponibilizados pelo MEC e pela CAPES, contextualizar estas iniciativas no ensino da engenharia. Como respostas, foram identificados o Bacharelado Interdisciplinar e a Área de Avaliação Interdisciplinar no sistema de pós-graduação. Percebeu-se que, apesar de existir uma certa preocupação em adequar-se os currículos tradicionais ao contexto de desenvolvimento econômico e social contemporâneo, a pesquisa fomenta novos estudos que busquem caracterizar a abordagem disciplinar nos trabalhos propriamente desenvolvidos por ambas as iniciativas.

Supradisciplinaridade, Pesquisa Integrada, Abordagens Interdisciplinares, Ensino, Engenharia.
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