Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2169

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMATEMÁTICA E ENGENHARIA CIVIL: UMA PARCERIA PARA A ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DO CONCRETO EM FUNÇÃO DA RELAÇÃO ÁGUA/CIMENTO;

Tiago Estrela de Oliveira, Rui Barbosa de Souza, Monica Karrer, Kurt André Pereira Amann;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências

Neste artigo tem-se o objetivo de apresentar um trabalho interdisciplinar que contou com a contribuição de professores dos departamentos de Engenharia Civil e de Matemática para resolver um problema de tensão de ruptura proveniente da análise das relações entre as quantidades de água e de cimento presentes no concreto. Visando desenvolver principalmente as competências de compreensão de fenômenos reais por meio de modelos matemáticos e computacionais, de aprendizagem autônoma, de trabalho em equipe multidisciplinar e de comunicação em diferentes formas e fundamentados no modelo da matemática em contexto de Camarena, foi elaborada e aplicada uma abordagem de ensino na qual os alunos puderam inicialmente construir experimentalmente diferentes relações entre as quantidades de água e de cimento e avaliar suas consequências na análise de tensões de ruptura, sendo os dados obtidos tratados matematicamente por meio do método dos mínimos quadrados nos ambientes computacionais Matlab e Excel. Os resultados evidenciaram que esse tipo de abordagem pode favorecer a construção das competências citadas, representando uma forma diferenciada de se trabalhar a Matemática no contexto da Engenharia Civil.

Tensão de ruptura. Relação água/cimento. Método dos mínimos quadrados. Modelo. da matemática em contexto. Recursos computacionais.
Voltar