Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2159

HABILIDADES SOCIAIS DESENVOLVIDAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

Andreia Maria Pedro Salgado, Mauricio Cesar Delamaro, Nadia Raphaela de Carvalho;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[81] 01.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso

O artigo investiga as percepções dos alunos em relação ao desenvolvimento de habilidades sociais durante o curso de engenharia de produção mecânica de uma universidade pública, assim como analisa o projeto político pedagógico do curso e as possibilidades de desenvolvimento destas habilidades. Sabe-se que as empresas estão cada vez mais preocupadas com as questões comportamentais dos profissionais, de modo a favorecer as relações de trabalho e a produtividade na organização. A pesquisa se caracteriza pela utilização de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários junto aos alunos de graduação que cursam entre o segundo ao quinto ano de Engenharia de Produção Mecânica, bem como análise do conteúdo do projeto político pedagógico. Como resultados observou-se que o projeto político pedagógico do curso indica que as habilidades mais desenvolvidas são: capacidade análise crítica, raciocínio lógico e matemático, domínio de técnica computacionais, capacidade de resolver problema; entretanto os alunos percebem entre as mais desenvolvidas estão as habilidades de trabalho em equipe, raciocínio logico matemático e comunicação oral. Tais respostas são semelhantes ao que ao consideram ideal para serem desenvolvidas, entre elas: habilidades de trabalho em equipe, comunicação oral e capacidade de planejar. Sugere-se como pesquisas futuras, a ampliação desta pesquisa para outros cursos de engenharia.

Habilidades. Projeto Político Pedagógico. Engenharia
Voltar