Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


215

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA APLICAÇÃO DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO: ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS COMO POLOS GERADORES DE TRÁFEGO EM JOINVILLE.;

Andréia de Fátima Artin, Vangünther Bohn Junior, CHRISTIANE WENCK NOGUEIRA FERNANDES, Carlos Mauricio Sacchelli;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

Atualmente muitas cidades convivem com inúmeros problemas causados pelo intenso acúmulo de veículos. Um desses problemas é o tráfego em locais de acesso às escolas, muitas vezes instaladas em vias principais, esse congestionamento tende a se intensificar em horários específicos, causados pela constante chegada e saída de veículos. Desse modo torna-se relevante um levantamento de dados para estudos, aplicação de possíveis soluções, e ainda incentivo para outras pesquisas na mesma área. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo propor uma aplicação da disciplina de engenharia de tráfego ao analisar e comparar escolas públicas e particulares da cidade de Joinville. Avaliando os acessos, o local onde a escola está instalada e o fluxo da via, mostrando o impacto causado por cada escola ao tráfego local. Após da análise e comparação destes dados, serão propostas algumas ações no sentido da minimização dos impactos das referidas escolas como polos geradores de tráfego.

Palavras-chave: Pólos geradores de Tráfego, Engenharia de Tráfego
Voltar