Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2121

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSALA DE AULA INVERTIDA: ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO III (CONCRETO PROTENDIDO);

Tatiana Bittencourt Dumêt, Alice Lima Rocha;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

No momento atual, as profissões tem sofrido impactos nos seus campos de atuação devido às constantes transformações tecnológicas. Uma das áreas particularmente afetadas pelo ritmo acelerado das mudanças é a engenharia, porque abriga grande parte do conhecimento com aplicação tecnológica imediata. Assim, faz-se necessário que a formação de engenheiros(as) possibilite o aprendizado de novas habilidades e competências, para além da utilização e reprodução de técnicas, o que pode ser alcançado através de novas metodologias de ensino, centrados nos discentes. Diante disto, este trabalho tem como objetivo descrever e analisar a percepção dos(as) estudantes quanto à implementação da metodologia ativa "sala de aula invertida" na disciplina de Estruturas de Concreto Armado III, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pesquisa se deu através de um estudo de caso e aplicação de questionários. Como resultado, foi observada uma avaliação positiva da contribuição da metodologia para o desenvolvimento dos discentes na disciplina, o que indica receptividade para a realização de práticas centradas no aluno(a). Além disso, percebeu-se que a mudança de métodos de ensino requer uma cuidadosa transição, para que ocorra uma adequação por parte dos agentes envolvidos no processo, e se alcance o aprendizado significativo.

Metodologias ativas. Sala de aula invertida. Ensino-aprendizagem. Engenharia civil.
Voltar