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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSIÇÃO DO USO DE INVESTIGAÇÃO AVALIATIVA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL;

Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Carla Marília Cavalcante Alecrim, bernadete de souza porto;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Com as mudanças no modo de constituir e divulgar conhecimento, advindo da chamada Era da Informação, é visível que nas práticas de ensino, a sala de aula tradicional seja substituída por espaços com uso de atividades inovadoras, por exemplo, metodologias ativas, conteúdos concretos, aproximação da relação professor-aluno, avaliações processuais, todos envolvidos no empenho da promoção da aprendizagem e da inovação da educação. O presente trabalho avalia a importância da aplicação de testes progressivos em sala de aula, antes dos conteúdos serem formalmente ministrados, em uma disciplina do ciclo profissional do curso de graduação em Engenharia Civil da UFC. Acredita-se que esse tipo de processo avaliativo pode estimular a apropriação do conteúdo por parte dos alunos e, com isso, favorecer a aprendizagem dos mesmos. Para isto, foram aplicadas avaliações progressivas, uma prova “tradicional” e dois projetos. As porcentagens de acerto das questões (10%, 50%, 100%) para cada aluno, na prova, foram computadas. Dessa maneira, foram utilizados os seguintes indicadores para avaliar a eficácia da ferramenta testada: média da porcentagem de acerto da questão na prova referente ao mesmo conteúdo abordado em Testes (T); média da porcentagem de acerto da questão na prova dos alunos que Não realizaram o Teste aplicado sobre o conteúdo (NT); e média da porcentagem de acerto da questão para os conteúdos Sem realização de Testes (ST). Os indicadores sugeridos mostraram que, quando foram aplicados testes, o desempenho em questões correspondentes da prova foi superior se comparado aquele obtido pelo aluno que não foi avaliado anteriormente com a aplicação de testes e maior do que o desempenho dos alunos que não realizaram o(s) teste(s). Portanto, concluiu-se que o método proposto trouxe ganhos para a aprendizagem dos alunos e, por isso, foi considerado propício apesar de ter sido aplicado em uma única turma integralmente.

Ensino. Engenharia Civil. Metodologias Ativas. Avaliação Progressiva. Aprendizagem.
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