Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2116

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO FUTURO: UMA PERSPECTIVA NO CAMPUS DA UFC EM RUSSAS;

Fernanda dos Santos Silva, Dmontier Pinheiro Aragão Junior;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O advento de novas tecnologias ocorre em uma velocidade maior do que o ciclo de vida dos currículos acadêmicos que norteiam a formação dos futuros profissionais. Isso decorre da facilidade na produção e disseminação de novas tecnologias, enquanto os currículos dos cursos de graduação são rígidos e atualizados com baixa frequência. É sabido que a metodologia tradicional de ensino utilizada em sala de aula mostra-se por diversas vezes ineficiente, não conseguindo desenvolver competências essenciais para um bom profissional. Os alunos saem das universidades com conhecimento teórico, mas sem o discernimento para associá-lo com a prática. Em contrapartida, analisou-se diversas metodologias alternativas, onde encontrou-se meios que podem suprir a deficiência que existe na relação ensinoaprendizagem, exemplo disso são os métodos ativos. Desse modo, verificou-se a necessidade de realizar uma revisão da atual conjuntura que se encontra a academia, a fim de identificar quais são as principais dificuldades que atrapalham a inovação da prática docente. Esse trabalho, possui como objetivo fazer essa revisão dentro da UFC- Campus Russas, de modo a verificar qual a metodologia predomina dentro da universidade, identificando assim o perfil de seus egressos. Busca-se com isso, externar o gap que existe entre o perfil do egresso às exigências da indústria. A partir dos resultados, será feita uma análise identificando quais metodologias ativas se encaixam às necessidades dos cursos presentes no Campus, respeitando as limitações levantadas durante a pesquisa. A pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico, entrevistas com professores e questionários aplicados com os alunos do Campus.

Metodologia Tradicional; Métodos ativos; Mercado de trabalho
Voltar