Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2115

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMMARATONA DE CÁLCULO: UM PROJETO DE INCENTIVO Á APRENDIZAGEM DO CÁLCULO NO CURSO DE ENGENHARIA.;

Rafael Cunto Filho, JOSÉ RUBENS RODRIGUES DE SOUSA, Maria das Graças Santos Rufino Pontes, RICARDO SILVA THE PONTES;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente artigo apresenta uma atividade motivadora, realizada no âmbito do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza, com vista a desenvolver de forma mais eficiente a relação ensino aprendizagem nas disciplinas do Cálculo Diferencial e Integral para alunos dos cursos de Engenharia. Essa atividade que foi planejada pelos professores de cálculo da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com a parceria da Assessoria Pedagógica do CCT, chama-se de "Maratona de Cálculo" e tem o formato de uma competição anual, onde alunos em equipes são convidados a desenvolver atividades criativas, colaborativas e eficazes, no âmbito do cálculo diferencial e integral aplicado a engenharia. O objetivo maior é motivar os alunos de engenharia, principalmente os ingressantes, ao estudo do Cálculo diferencial e integral como ferramenta de formação de profissionais de excelência e preparados para os complexos desafios do próximo milênio. A Maratona de Cálculo foi dividida em 3 etapas, a primeira a largada, em seguida a meia maratona e por fim, o Sprint final. Em cada fase são exploradas ações colaborativas (trabalho em equipe), interpretação de problemas de situações reais, criatividade e concentração, para resolverem problemas que necessitem do conhecimento do cálculo diferencial e integral. O projeto tem sido bem-sucedido, visto que, já vai ao terceiro ano de competição, mostrando um forte engajamento dos alunos dos diversos cursos de engenharia oferecidos pela UNIFOR. Este artigo discutirá especificamente os resultados a primeira maratona de cálculo, realizada no primeiro semestre de 2017.

Competição; Maratona de Cálculo, Problemas no aprendizado; Cálculo I; Deficiência no ensino de matemática.
Voltar