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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS: EXPERIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE MECÂNICA DAS ESTRUTURAS II NA UFPR;

Giovanna Reinehr Tiboni, Márcia de Andrade Pereira Bernardinis;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A dinamicidade do mundo contemporâneo, fortemente influenciada pelo avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em todos os setores, demandam profissionais com habilidades que incluem a capacidade de tomar decisão, trabalhar em equipe, adaptar-se a mudanças e comprometer-se com o aprendizado constante ao longo da vida. Métodos tradicionais de ensino-aprendizagem parecem não ser suficientes para o desenvolvimento dessas competências, uma vez que, em geral, focam níveis mais baixos da Taxonomia de Bloom Revisada, caracterizados pela reprodução do conhecimento. Metodologias ativas de aprendizagem tem se apresentado como uma alternativa para desenvolver no discente habilidades de mais alta ordem como: analisar, avaliar e criar. No entanto, os docentes das áreas de tecnologia, normalmente não possuem formação pedagógica, o que dificulta a mudança de paradigma em sala de aula. Diante deste contexto, o objetivo geral desse artigo é avaliar o impacto da introdução de metodologias de aprendizagem ativa sob a perspectiva dos discentes e do docente. Para isso, foi aplicado o método de pesquisa-ação para análise e melhoria da disciplina de Mecânica das Estruturas II, ministrada no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Avaliações qualitativas demonstraram que o uso de metodologias ativas em disciplinas técnicas promove melhorias significativas no engajamento do estudante no processo de aprendizagem, bem como o coloca em situações similares às que encontrará no mercado de trabalho.

Metodologias ativas. Taxonomia de Bloom Revisada. Ciclo de Kolb. Mecânica das Estruturas. Educação em Engenharia.
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