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Artigo


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INTERDISCIPLINARIDADE EM COMPONENTES CURRICULARES DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS;

Mateus Fernando Peixoto da Silva, RAFAEL WENDELL BARROS FORTE DA SILVA, Waldemiro de Aquino Pereira Neto, CARLOS AUGUSTO UCHÔA DA SILVA;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade ocorre quando há cooperação e diálogo coordenados entre disciplinas (SILVA, 2016). Deste modo, no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará é possível perceber que há estas relações entre as disciplinas ofertadas pelo Departamento de Engenharia de Transportes. No ciclo básico do curso há a ministração de Topografia, a qual serve como primeira ambientação do postulante a engenheiro no campo de trabalhos. O serviço topográfico pode ser auxiliado pelas geotecnologias, o que facilita a captação e o tratamento dos dados. Estas atividades são preliminares ao Projeto e Construção da Infraestrutura Viária, disciplina ofertada no ciclo profissional, nesta há a retomada de conceitos fundamentais lecionados anteriormente para a sustentação do ensino. Atualmente, os softwares dão suporte aos projetos desenvolvidos nas disciplinas, por exemplo, o DataGeosis, que consegue trabalhar nas etapas de captação, tratamento e aplicação dos dados levantados. Nestas etapas há a direta relação com as três disciplinas ofertadas em sequência. Deste modo, o estudo busca compreender e interligar os conhecimentos adquiridos progressivamente no curso, de forma a explicitar uma metodologia ativa de ensino, a aprendizagem baseada em projetos.

Interdisciplinaridade. Infraestrutura. Transportes
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