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INTERDISCIPLINARIDADE EM COMPONENTES CURRICULARES DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS;
Mateus Fernando Peixoto da Silva, RAFAEL WENDELL BARROS FORTE DA SILVA, Waldemiro de Aquino Pereira Neto, CARLOS AUGUSTO UCHÔA DA SILVA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade ocorre quando há cooperação e diálogo coordenados entre
disciplinas (SILVA, 2016). Deste modo, no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal
do Ceará é possível perceber que há estas relações entre as disciplinas ofertadas pelo
Departamento de Engenharia de Transportes. No ciclo básico do curso há a ministração de
Topografia, a qual serve como primeira ambientação do postulante a engenheiro no campo de
trabalhos. O serviço topográfico pode ser auxiliado pelas geotecnologias, o que facilita a
captação e o tratamento dos dados. Estas atividades são preliminares ao Projeto e Construção
da Infraestrutura Viária, disciplina ofertada no ciclo profissional, nesta há a retomada de
conceitos fundamentais lecionados anteriormente para a sustentação do ensino. Atualmente,
os softwares dão suporte aos projetos desenvolvidos nas disciplinas, por exemplo, o
DataGeosis, que consegue trabalhar nas etapas de captação, tratamento e aplicação dos dados
levantados. Nestas etapas há a direta relação com as três disciplinas ofertadas em sequência.
Deste modo, o estudo busca compreender e interligar os conhecimentos adquiridos
progressivamente no curso, de forma a explicitar uma metodologia ativa de ensino, a
aprendizagem baseada em projetos.
Interdisciplinaridade. Infraestrutura. Transportes