Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2103

FORMULAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO: ESTUDO DE CASOS DE DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM;

Bruno Ghisleri Neves, Geraldo de Souza Ferreira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente artigo aborda as atividades desenvolvidas ao longo de um projeto de monitoria, tendo como objetivo produzir conteúdo sobre a formulação e solução de problemas de Engenharia de Petróleo, com apoio em casos reais, a fim de estimular o interesse dos alunos deste curso de graduação. Para elaboração desta tarefa foi feito um levantamento bibliográfico sobre tecnologias inovadoras desenvolvidas na exploração de petróleo no Pré-Sal, estudo de estratégias para solução de problemas de engenharia e visita a uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas para a indústria petrolífera. Ao término do projeto foram gerados novos conteúdos para as disciplinas ministradas no curso. O resultado de aprendizagem obtido com este projeto foi aferido por meio de questionário aplicado em sala de aula para alunos de períodos iniciais do curso e obteve resultados considerados satisfatórios e promissores. A integração entre o ensino em sala de aula e a abordagem de problemas do mundo real, além de enriquecer a formação acadêmica por meio da indução de pensamento crítico, lógico e criativo, propicia consolidação do ensino-aprendizagem acerca das para situações que possam vir a ser vivenciadas durante a carreira profissional.

Petróleo. Pré-Sal. Soluções. Problemas. Ensino-aprendizagem.
Voltar