21
ENSINO DOS CONCEITOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO E COMPETIÇÃO DE PONTE DE MACARRÃO;
ALEXANDRE LUIZ PEREIRA, BRUNA BRITO FREITAS;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
A Resistência dos Materiais é o ramo da mecânica que se propõe a selecionar materiais de construção e estabelecer proporções e dimensões de elementos para uma estrutura ou máquina, a fim de capacitá-las a cumprir suas finalidades, com segurança, confiabilidade, durabilidade e condições econômicas. Essa disciplina é uma das primeiras do curso que mostra ao estudante de engenharia de como iniciar um projeto. Em muitos casos é uma disciplina bem teórica com pouca prática, podendo desmotivar alguns alunos. Diante disso, este artigo mostra um trabalho de extensão realizado no CEFET/RJ Campus Angra dos Reis que teve como objetivo principal unir a teoria aprendida em sala de aula das disciplinas de Estática e Resistência dos Materiais, com a prática. A metodologia adotada foi a construção de uma ponte feita de macarrão, pois apresenta muitas etapas de um projeto de engenharia, tais como: desenho, lista de material, especificação técnica, memória de cálculo e execução, também foi aplicado um questionário para os alunos com objetivo de melhorar o projeto. A partir das respostas dos participantes do projeto foram feitos gráfico e tabelas com respostas positivas e de terem mais projetos ou práticas de ensino que une a teoria com a prática. Na semana de extensão foi feito uma competição entre os alunos, para comparar o resultado analítico com o experimental, onde foram bem próximos. Neste trabalho de extensão chegamos numa conclusão esperada de relacionar a teoria com a prática, pois com isso os alunos podem ter uma experiência inicial em um tipo de serviço atribuído ao engenheiro.
Prática de ensino, Resistência dos materiais, Ponte de macarrão.