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Artigo


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INSERINDO A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: PRÁTICA LABORATORIAL COMBINANDO QUESTÕES AMBIENTAIS E CIÊNCIA DOS MATERIAIS NO APROVEITAMENTO DE ESTERCO PARA PREPARO DE ARGAMASSAS;

Marcello Silva e Santos, Fellipe Santos Esteves Silva, Talita Braggion Oliveira, Eduardo Stivanin Barbosa, flavio amorim barboza;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A prática laboratorial é parte fundamental na assimilação dos conteúdos teóricos da Engenharia. Da mesma forma, cada vez mais a temática ambiental aparece como essencial na formação de futuros profissionais, ainda que normalmente a inserção do tema nas grades curriculares apareça de forma dissociada dos conteúdos específicos de formação em Engenharia. Assim, apropriar-se de conceitos de sustentabilidade, especificamente no tocante ao reaproveitamento de resíduos, nas aulas de laboratório de materiais de construção objetiva estabelecer a correlação entre os aspectos técnicos do comportamento de materiais de construção e a possibilidade de reaproveitamento de rejeitos orgânicos como agregado alternativo em argamassas. Esse artigo apresenta os resultados de um projeto de iniciação científica (PIC) destinado a buscar a viabilização de argamassas com adição de esterco. Os resultados mostraram que, dependendo da adição, o desempenho dos corpos de prova e das peças de piso atende aos parâmetros exigidos. Além do resultado da pesquisa em si, a experiência didática advinda do processo validou o potencial da estratégia de combinar a prática laboratorial e a atuação de equipes multidisciplinares à temática da sustentabilidade, como fator de estímulo no processo de ensino-aprendizagem.

Ensino em Laboratório. Aprendizagem Significativa, Sustentabilidade.
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