Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2092

GUERRA DAS CORRENTES ELÉTRICAS EM CENA - O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS POR MEIO DO TEATRO NA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ENGENHARIA.;

Samuel de Almeida Caldeira, THIAGO LINHARES BRANT REIS;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente trabalho visa desenvolver novas metodologias ativas e auxiliar a aprendizagem significativa dos conteúdos de Física e Matemática por meio do estímulo ao desenvolvimento do raciocínio abstrato e à contextualização de problemas. A partir deste raciocínio abstrato, a escolha de abordagens de resolução em termos numéricos de problemas é facilitada, problemas que podem ser explorados em moldes altamente ligados aos objetivos de aprendizagem em avaliação. Como o grupo Anima utiliza avaliação modular / institucional baseada em exercícios contextualizados, percebemos a grande dificuldade dos estudantes para interpretar enunciados de problemas de física e transpor as ideias para o fenômeno físico analisado a ser detalhado e resolvido em termos numéricos. Além dessas abstrações necessárias para o desenvolvimento do conhecimento científico, os estudantes podem resolver o problema usando: análise, avaliação e criação. Tais atividades correspondem aos níveis hierárquicos cognitivos superiores da taxonomia de Bloom e aos mais altos níveis de abstração da Taxonomia de SOLO.

aprendizagem significativa; encenação teatral, taxonomia.
Voltar