Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2091

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROBLEMA DE VALOR INICIAL: ENCHIMENTO DE UM TANQUE - SOLUÇÃO ANALÍTICA E NUMÉRICA;

Vanderlei Galina, Pedro Guilherme Costacurta da Silva, Eduardo Ghiraldi Barbosa, Jocelaine Cargnelutti;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

Altas taxas de evasão e falta de motivação dos alunos nas disciplinas dos cursos de Engenharia, tem se apresentado como um fenômeno nocivo que atinge instituições de ensino superior e acarreta uma perda substancial de potencial financeiro, social e intelectual. Preocupados com estes problemas, professores e gestores dedicam parte de suas atividades no desafio de amenizar estes fenômenos problemáticos. Neste sentido, a utilização de recursos didáticos em disciplinas do ciclo básico dos cursos de Engenharia tem se mostrado uma metodologia de ensino eficiente para estreitar as relações entre os conteúdos estudados nas disciplinas e promover a interdisciplinaridade. A proposta deste trabalho é promover a interdisciplinaridade de conteúdos, por meio da comparação entre dados analíticos e numéricos resultantes da análise de um problema, modelado por equações diferenciais, envolvendo o enchimento de um tanque com água, em que, inicialmente, a vazão de entrada é maior do que a vazão de saída. Com o enchimento do tanque e o aumento da coluna d'água, a vazão de saída aumenta e tende para o valor da vazão de entrada, fazendo com que o sistema alcance o estado de equilíbrio. Apresenta-se o erro relativo da comparação entre as soluções analítica e numérica da equação diferencial que representa o sistema.

Equações diferenciais ordinárias. Método de Euler. Enchimento do tanque. Recursos Didáticos em Engenharia.
Voltar