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Artigo


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Fatores Determinantes da Permanência de Alunos de Engenharia do Começo ao Final do Curso;

Marcos Antonio Santos de Jesus, Alice Keiko Akita;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[9] 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção

O objetivo dessa pesquisa foi detectar e analisar fatores que determinam a permanência de alunos de engenharia na universidade desde o início até o final do curso. Nesse estudo foi utilizada uma população composta por 520 alunos distribuídos em duas amostras: Amostra 1, composta por 409 alunos matriculados no 3º (terceiro) semestre do curso, desses, 98 são do gênero feminino e 311 do gênero masculino; Amostra 2, composta por 111 alunos matriculados a partir do 8º (oitavo) semestre, dos quais 44 são do gênero feminino e 67 são do gênero masculino. O instrumento elaborado para coleta de dados foi composto por questões que contém uma escala de 1 a 5 pontos e indicam quais motivos influenciam a permanência dos alunos na universidade onde estavam matriculados. Os sujeitos de ambas as amostras foram submetidos ao mesmo instrumento de coleta de dados. A presente pesquisa segue um modelo quantitativo explicativo e não experimental, com uma análise quantitativa das variáveis. Foi estabelecido como nível de significância α=0,05. Dentre outros resultados, encontrou-se que o motivo de maior influência na permanência do aluno na universidade cursando engenharia, é a alta qualidade de ensino oferecido pela instituição. Foi constatado que não houve diferença estatisticamente significativa quando foram comparadas as amostras 1 e 2, quanto ao motivo que influencia a permanência dos alunos na universidade do começo aos semestres finais, p>0,05.

Evasão, Permanência, Ensino de Engenharia.
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