Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2082

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA UTILIZAÇÃO DE UMA AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA PARA APOIO AO ENSINO DA ENGENHARIA CIVIL;

Carlos Vitor de Alencar Carvalho, KAYLANE DE SOUZA BRAGA, Hiago Dias Athayde, Adauri Silveira Rodrigues Júnior, Bruno Morais Lemos;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[121] 11.1 Relato de experiências

Estamos vivenciando um grande avanço da tecnologia, onde há um avanço automação de processos na indústria. É a nova revolução industrial, chamada pela expressão indústria 4.0 ou também a Quarta Revolução Industrial. Este trabalho apresenta uma experiência com alunos do ensino médio, bolsistas da FAPERJ no programa Jovens Talentos, no uso de uma aeronave remotamente pilotada (RPA - Remotely Piloted Aircraft), popularmente chamado de drone, para apoio ao ensino da Engenharia Civil. Foi realizado um estudo de caso onde o objetivo era fazer uma inspeção no telhado de uma edificação e utilizar ferramentas de processamento de imagens. Com as imagens geradas pelo RPA, foi desenvolvido um mosaico de ortofotos. Tal mosaico foi utilizado para calcular informações como distâncias e áreas diretamente da imagem gerada. Com os dados gerados, pode-se por exemplo, verificar o quantitativo de placas fotovoltaicas necessárias para cobrir o telhado. Também foi possível observar algumas patologias existentes no telhado que podem ser utilizadas para futura correção e manutenção preventiva. Outro ponto a se destacar é a facilidade e versatilidade que o uso dessa tecnologia pode proporcionar, aumentando a produção, a qualidade dos serviços e gerando competitividade no mercado de trabalho em diversas áreas.

Indústria 4.0, RPA, Drones, Ensino da Engenharia Civil
Voltar