Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


208

ENGENHEIROS-PROFESSORES: ECOS DAS VOZES DO SUL;

LIANE VELLOSO LEIT?O, LEANDRO HONORATO DE SOUZA SILVA, LU?S ROMEU NUNES, ABINADABE SILVA ANDRADE;

COBENGE17

[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia

[13] 04.1. Iniciativas de formação

Este trabalho analisa, do ponto de vista da Linguística Aplicada, entrevistas realizadas com professores-engenheiros no IFPB Campus Cajazeiras considerando-se os seguintes conteúdos temáticos (CTs): relação professor/aluno e ferramentas didáticas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Da análise das entrevistas foram encontradas referências à falta de motivação dos alunos, escassez de ferramentas e falta de base de conhecimentos dos alunos. Diante desse panorama, o docente precisa compreender como interagir com esse aluno que não está motivado com o curso. Nesse sentido, estratégias de aprendizagem ativa que promovam engajamento dos alunos podem ser uma alternativa viável para mitigação da problemática. Sob esse aspecto, há necessidade de formações continuadas voltadas especificamente para o engenheiro-professor que atua neste contexto de ensino técnico e tecnológico.

Engenheiros-professores, Linguística Aplicada, Relação professor/aluno, Ferramentas Didáticas.
Voltar