Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2073

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS. OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES DE ENGENHARIA.;

Antônio de Pádua Nunes Tomasi, Renata Giordane Silva Diniz, Vivian Emanuelle Alves de Aguiar;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Na Europa, o uso da noção de competências e sua aplicação no mundo do trabalho data dos anos 1980. No Brasil, isso ocorre a partir do final dos anos 1990 e o debate teórico mais aprofundado no domínio acadêmico da educação, atravessado inevitavelmente pela relação capital/trabalho, dividiu espaço com análises de vieses ideológicos os mais diversos, comprometendo as pesquisas nesse campo. Se para alguns o termo competências estava associado às novas demandas do mundo da produção, no desenvolvimento de novas habilidades nos trabalhadores, o que lhes asseguraria empregabilidade e mobilidade profissional, para outros ele estaria associado aos interesses do patronato e procuram sustentar suas críticas à luz de teorias sociológicas e das ciências da educação. Decorre deste debate o questionamento sobre o papel da escola no desenvolvimento das competências sabendo que, do ponto de vista do posto de trabalho, as competências, diferentemente da qualificação, se manifestam na resolução de problemas e situações reais. Essa comunicação se baseia na análise de uma prática pedagógica utilizada por estudantes dos cursos de engenharia do CEFET-MG na formação de trabalhadores da construção civil matriculados nos cursos de Gestão de Obras e de Instalações Elétricas Prediais oferecidos pelo PROGEST. Ela mostrará o processo de desenvolvimento das competências a partir da parceria estabelecida entre os estudantes, denominados Formadores, e os trabalhadores, na solução de situações problemas. Ela mostrará, ainda, como a organização de discussões coletivas em torno dos problemas favorece a aprendizagem e o desenvolvimento das competências de ambos.

Competência. Qualificação. Desenvolvimento de competências de engenheiros. Saberes.
Voltar