Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


206

DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA VISUALIZAÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DE ISOSTÁTICA;

Adysson André Fortuna de Souza, Anderson Henrique Fortuna de Souza;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Em alguns semestres de monitoria na disciplina Isostática do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe, foi observada uma dificuldade dos alunos na visualização de conceitos relacionados a questões tridimensionais. A fim de criar ferramentas para auxiliar nas aulas dessa disciplina, esse trabalho tem o objetivo de confeccionar dois modelos didáticos, o modelo didático 1 em formato de cubo, e o modelo didático 2 montado com duas folhas de acrílico transparente. Ambos modelos tem a mesma finalidade que é a visualização dos conceitos básicos e fundamentais abordados na disciplina de Isostática, com foco no conceito de decomposição de forças com componentes nos eixos cartesianos "x", "y" e "z".

Modelos Didáticos, Processos de Aprendizagem, Visualização, Decomposição de Forças, Isostática.
Voltar