Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2058

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO TRABALHO DO ENGENHEIRO NA INDÚSTRIA: A ETNOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES DE CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS;

Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, Brenda Teresa Porto de Matos;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O presente artigo tem por objetivo apresentar parte de uma discussão sobre uma investigação de cunho sociotécnico e etnográfico que se dirige para a compreensão do trabalho do engenheiro no seu espaço de trabalho, lançando um olhar sociotécnico sobre o trabalho técnico deste profissional quando nos processos de concepção e desenvolvimento de processos e produtos. A pesquisa é de campo, de cunho etnográfico, na qual investigamos questões que se remetem para o trabalho do engenheiro em empresas da região do Vale do Itajaí. Nesse artigo discute-se o contexto da formação em engenharia da atualidade que nos leva mais especificamente a ver o uso do método etnográfico no âmbito das empresas como uma ferramenta a ser considerada para entendermos a dinâmica do espaço laboral em que o engenheiro está inserido. Entende-se que a Etnografia pode ser uma importante estratégia para a formação de engenheiros ao permitir aos estudantes a oportunidade de descobrirem, no ambiente empresarial, a real complexidade das tarefas que envolvem essa profissão e os mecanismos sociotécnicos que estão em operação nestes ambientes de ação profissional.

Engenharia. Etnografia. Sociotécnica. Estratégias de formação.
Voltar