Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2052

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DE METOLOGIAS ATIVAS: TRABALHANDO A TEORIA DE MODO PRÁTICO;

Kamila Colombo, Fulvy Antonella Venturi Pereira, Francine Valenga;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

As metodologias de ensino ativa são métodos centrados no estudante, que se apresentam como uma abordagem adequada ao ensino de engenharia, devido ao processo de autonomia na aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades sociais e à resolução de projetos relacionados à vida real. Este artigo descreve a aplicação de diversas metodologias de ensino ativa utilizadas para contextualizar a teoria e prática de uma disciplina do curso de Engenhara Química com o objetivo de contemplar um resultado de aprendizagem dando significância a aprendizagem. Foram descritas as estratégias utilizadas nas escolhas das metodologias, e como elas tem ligação com a teoria e prática. Os resultados mostram a satisfação dos estudantes com os métodos utilizados. As metodologias aplicadas apresentam-se como uma possibilidade viável no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de métodos experimentais e caracterização de materiais.

Metodologia Ativa. Aprendizagem. Teoria e Prática.
Voltar