Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2048

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA ADAPTADA (ABPa);

George Lucas de Souza Almeida, Bruna dos Anjos Carvalho, Keli Starck, João Filipe Lacerda da Cruz, Luccas Barbosa Carneiro;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Visando aperfeiçoar os métodos de ensino utilizados hoje em dia, o ABP (aprendizagem baseada em problema) traz uma reflexão acima das estratégias de ensino utilizadas atualmente e propõe uma melhora significativa a mesma. Essa pesquisa visou avaliar o nível de satisfação, sob a percepção dos discentes, da aplicação da ABP adaptada (ABPa) no ensino de turbinas a gás na contribuição em suas habilidades profissionais e em quesitos acadêmicos. Utilizando questionário na escala Likert, os resultados demonstram que 96% dos alunos avaliaram positivamente quanto a satisfação na contribuição da metodologia nos seus atributos profissionais (correlação com demandas da prática de engenharia, gestão de projetos, divisão de tarefas) e 94% indicaram estar satisfeitos quanto a interação da ABPa com os quesitos acadêmicos (construção do conhecimento de turbinas, trabalho em equipe), demonstrando a efetividade da aplicação dessa metodologia, sob a ótica dos discentes.

Aprendizagem Baseada em Problemas. Método de Ensino. Máquinas Térmicas. Turbinas a Gás.
Voltar