Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2047

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO BIM NA GRADUÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE DO BRASIL;

Antonio Jean Nascimento de Castro, Gabriela Rodrigues da Costa, Luis Felipe Cândido;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

A modelagem de informações de construção (BIM) é atualmente uma das metodologias de gerenciamento mais proeminentes da indústria de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Através da gestão de projetos e informações de um edifício em formato digital, o BIM é citado como o ponto de partida para a Indústria 4.0 no setor de construção. Contraditoriamente, a penetração do BIM no ensino de graduação ainda é incipiente. Assim, faz-se necessário avançar ainda mais na promoção da implementação do BIM na estrutura curricular dos cursos de graduação. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar o atual envolvimento com o BIM na graduação em engenharia civil na perspectiva de estudantes da Universidade Federal do Ceará , Campus de Crateús, cidade do nordeste do Brasil. Para tanto, a partir das respostas de 103 alunos foi possível visualizar o estágio atual do envolvimento com o BIM. Além disso, foram identificados barreiras e desafios, bem como os benefícios que a implementação do BIM pode trazer para o contexto do ensino-aprendizagem.

Ensino-Aprendizagem. Inovação. Construção 4.0. TIC.
Voltar