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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSAGACIDADE®: JOGO DE TABULEIRO COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE ENGENHARIA NA EDUCAÇÃO 4.0;

Cleiton Vaz;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Dentre as tendências para uma educação 4.0 estão o maior foco no estudante como centro do processo de ensino e aprendizagem, na interpretação de dados, aprendizado baseado em projetos e trabalhos colaborativos interdisciplinares. Neste contexto, os docentes das engenharias enfrentam desafios para o desenvolvimento de práticas que propiciem a construção do conhecimento empregando metodologias ativas. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do jogo de tabuleiro Sagacidade® na disciplina de Projetos Industriais, do curso de Engenharia de Alimentos de uma universidade pública no Oeste de Santa Catarina. Foram utilizadas as recomendações do manual de instruções do jogo com adaptações nos objetivos para abordar a temática da disciplina no quesito de localização de instalações. O jogo foi empregado na primeira semana de aula de dois semestres letivos, dividindo a turma em equipes de 2 até 4 pessoas. Para verificação dos resultados do uso do jogo foi considerada a pergunta "Utiliza novas metodologias?", do questionário de avaliação de atividades de ensino na ótica discente. Os resultados são apresentados de forma comparativa com as notas médias e desvio-padrão de dois semestres letivos sem uso do jogo e dois semestres letivos com uso do jogo, resultando em 3,67±0,17 e 3,85±0,02 respectivamente, considerando uma escala de 1 a 4. Sugere-se que o jogo atingiu os objetivos, podendo ter seu uso expandido durante toda a disciplina para a concepção do parque fabril considerando os impactos da indústria na economia, meio ambiente e equilíbrio social.

Educação 4.0, Sagacidade®, gamificação, jogo de tabuleiro, metodologias ativas.
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