Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2039

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TÉCNICO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO PILAR DA AÇÃO DOCENTE;

Luan Matheus Moreira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O mundo do trabalho que se aproxima demanda por pessoas que buscam o autoaprimoramento por meio do desenvolvimento por competências. Assim, a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para a resolução de problemas cada vez mais complexos da vida cotidiana é fundamental para adaptar-se às mudanças do século XXI. O objetivo deste trabalho é investigar um modelo pedagógico que utiliza a ABP como pilar no processo de ensino e aprendizagem, incorporando-se outras técnicas pedagógicas. Observou-se que a recuperação da aprendizagem, quando aplicada após desempenhos avaliados como insuficientes, possibilita melhores rendimentos em todos os casos analisados. Também avaliou-se que a ABP em si não proporciona melhores desempenhos no aprendizado dos estudantes, mas, quando adotada em conjunto com outras estratégias que criam condições para o acompanhamento dos estudantes, torna-se uma metodologia eficaz devido às interações sociais que emergem endogenamente.

Aprendizagem ativa. Educação Integral. Aprendizagem por Competências.
Voltar