Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2024

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLABORATÓRIO DE QUÍMICA VERDE PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS;

Ellefson Emmanuel Souza de Oliveira, Fernando Cesar Souza, Francisco Diego Martins Da Silva, Roberto Matheus Ferreira de Freitas, Barbara Karen do Nascimento Gadelha, maria cristiane martins de souza, José Cleiton Sousa dos Santos;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

As aulas de laboratório das disciplinas de química são extremamente importantes, no que diz respeito a realização prática das teorias apresentadas em sala de aula. A prática experimental estimula o aluno a descobrir de maneira autônoma e gradativa as ligações entre o conteúdo abordado na sala com o seu dia a dia. O aluno tem a oportunidade de observar e realizar diferentes tipos de reações e utilizar instrumentos específicos usados em escala de laboratório, que podem ser preditos para o aumento de escala, até obter reatores para plantas pilotos industriais, esse aprendizado é único. No entanto, a teoria deve acompanhar a prática, essa integração traz o real exercício da inovação, em que o alunos podem observar os problemas reais na comunidade e propor soluções, muitas vezes simples, mas eficazes, os conceitos vão sendo conectados e uma rede de informações ficará acessível em sala de aula. Diante disso, o presente trabalho objetiva facilitar a visualização da aplicabilidade de conceitos teóricos de química básica em processos de escala laboratorial, com perspectiva de implementação em escala industrial, utilizando a reação para a produção de ácidos graxos através de saponificação assistida em banho ultrassônico seguida de hidrólise ácida, processo este que possibilita a utilização de matérias primas residuais, óleo de coco, atribuindo assim um caráter verde ao processo. Os ácidos graxos produzidos podem ser esterificados gerando biocombustível.

Aulas práticas. Aplicabilidade. Saponificação. Hidrólise ácida.
Voltar