Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2023

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROTÓTIPOS PARA AUXILIAR AO ENSINO DA MECÂNICA ESTRUTURAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL;

Yago Cristiano Freitas Evangelista, Ana Raquel Sena Leite, Daianne Fernandes Diógenes, Mayanne de Oliveira Lima;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Há uma dificuldade no curso de engenharia civil, principalmente dentro das disciplinas estruturais, de transmitir de forma mais eficaz o comportamento das estruturas aos alunos. Para que se possa compreender as deformações nas estruturas, se faz necessário visualizar como elas ocorrem (fenomenologia). Ao mesmo tempo laboratórios de mecânica estrutural capazes de melhorar a assimilação do conteúdo possuem preços elevados de instalação e manutenção que os tornam de difícil implementação, bem como a necessidade de um amplo espaço físico. O presente trabalho foi desenvolvido durante a fase de monitoria com o intuito de construir modelos experimentais, ou seja, protótipos de baixo custo e facilmente manipuláveis, de modo a serem aplicados pelo professor no momento da aula teórica, para que possa demonstrar de forma visível as deformações e deslocamentos de diferentes estruturas sob cargas. Dessa forma, conclui-se que os protótipos produzidos se mostraram eficientes para o entendimento dos alunos em assimilar a teoria com a prática, ajudaram a aprimorar a capacidade de percepção, bem como auxiliaram os professores na maneira de ministrar as aulas.

Protótipos. Deformação. Custo. Aprendizagem.
Voltar