Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2010

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUma Proposta Didática Para o Ensino do Trem-tipo de Vigas Longarinas em Pontes com o Auxílio de Ferramentas Computacionais;

Lara de Andrade Kunhen dos Santos, Bergson da Silva Matias;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O ensino do trem-tipo de vigas longarinas em pontes nos cursos de Engenharia Civil utiliza a hipótese de que a rigidez das vigas longarinas é suficiente para que estas possam ser consideradas como apoios simples. Apesar de ser considerada uma metodologia eficiente em muitos casos, não se é apresentado ao aluno uma discussão mais aprofundada sobre esta hipótese. Em situações onde a rigidez das vigas longarinas é baixa, a obtenção do trem-tipo para a viga longarina pode não ser uma metodologia apropriada. Desta maneira, o presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre o método de obtenção de esforços nas vigas longarinas através da linha de influência da seção transversal com o Método dos Elementos Finitos (MEF), buscando demonstrar a influência da rigidez nos resultados de esforços internos. Neste trabalho, foram analisadas as envoltórias de esforços internos de vigas longarinas em três modelos, utilizando duas metodologias: obtenção do trem-tipo da viga longarina por linha de influência e MEF. Os três modelos foram feitos variando-se a altura das vigas longarinas. Os resultados mostraram que há uma influência direta da rigidez das vigas na distribuição de esforços internos.

Carga móvel. NBR 7188. Estruturas. SAP2000. Ftool.
Voltar