Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2001

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSOLUÇÕES DA ENGENHARIA DE BAIXO CUSTO, PARA ATENDER A QUESTÕES DE MOBILIDADE REDUZIDA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;

Bianca Lima e Santos Figueiredo, ALDI RUI MORAIS SILVA, Ivonete Maciel Lima Oliveira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A mobilidade reduzida para pessoas com deficiência faz parte de uma problemática que deve ser assistida com base no conjunto de leis nacionais que buscam garantir a igualdade de direitos para todos os indivíduos. Assim, utilizando como metodologia ativa o PBL (Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas,) os discentes de 6 cursos de Engenharia de primeiro e segundo semestres, foram estimulados a desenvolver protótipos sustentáveis para mobilidade de deficientes como forma de promover o conhecimento e contribuir com desenvolvimento profissional dos discentes. Tal projeto foi desenvolvido na UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana - BA) e apresentado em evento institucional da mesma em 2018. Os resultados obtidos a partir dos relatórios apresentados ao final dos projetos, demonstraram o grande potencial do PBL como estratégia de aprendizagem signifcativa, sendo uma excelente alternativa para construção do conhecimento com responsabilidade social e visão sustentável.

Acessibilidade. Mobilidade. Cadeira de rodas. Inclusão social. PBL. Sustentabilidade.
Voltar