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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERCEPÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ACERCA DA FORMAÇÃO PELO MODELO DE COMPETÊNCIAS;

Antonio Carlos Moreira da Costa;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

As Diretrizes Curriculares Nacionais recomendam que os alunos, na educação superior, sejam formados de acordo com o modelo de ensino por competências. Sendo assim, os currículos das IES são elaborados considerando essas orientações. No caso dos cursos de Engenharias segue-se a Resolução CNE/CES 11/2002. Esse estudo teve como objetivo identificar a percepção de alunos do curso de Engenharia Civil acerca do desenvolvimento de competências na sua formação profissional. Caracterizou-se como uma pesquisa quantitativa e descritiva com aplicação de um questionário composto por questões medidas por meio de escala Likert (0 a 10). A amostra foi composta por 461 acadêmicos do curso de Engenharia Civil de uma IES particular do norte de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que a competência considerada mais importante e que está sendo mais trabalhada no curso é "aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia", outras com médias significativas foram: "desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas", "atuar em equipes multidisciplinares", "compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais" e "avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental". Conclui-se que há uma maior preocupação com competências ligadas ao saber fazer (habilidades), porém aquelas ligadas ao saber ser (atitudes éticas e morais) também são consideradas importantes para eles.

Competências, Graduação, Engenharia Civil.
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