Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1991

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PROCESSO DE AVALIAÇÃO COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS;

Aline Beatriz Pimentel Doelinger Oliveira, FÁTIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA, ADRIANA ELAINE DA COSTA SACCHETTO, Estela Claudia Ferretti, Izabela de França Schaffel;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O presente artigo visa discutir o processo avaliativo e a inserção de novas estratégias de avaliação na disciplina de Operações Unitárias, ministrada no quarto e último semestre de um curso técnico em Química da Rede Federal de Ensino. A discussão e interpretação dos dados obtidos durante os momentos avaliativos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Observou-se as principais categorias emergentes das falas dos estudantes, denominadas de processo de avaliação reprodutivista e processo de avaliação reflexiva. Nessas categorias, discutiu-se sobre o processo de avaliação na disciplina, especificamente nos documentos gerados pela avaliação diagnóstica e autoavaliação. Revelou se que os estudantes ainda reproduzem aquilo que vivenciaram em sua formação acadêmica, mas que os novos instrumentos avaliativos despertaram a reflexão sobre a sua participação no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos resultados obtidos pode colaborar para a discussão e elaboração de novas estratégias pedagógicas para o ensino de Operações Unitárias, tendo como mote a avaliação. Ainda contribui para o desenvolvimento efetivo dos educandos e da prática docente do professor engenheiro, reduzindo os índices de reprovações, evasões, e suscitando vocações para a área da engenharia.

Avaliação processual. Ensino-aprendizagem. Operações Unitárias. Instrumentos diferenciados de avaliação.
Voltar