Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1984

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO CURSO DE CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL EM INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS: COMPARAÇÕES INICIAIS;

André Bottosso Justi, Eloiza Gomes;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Engenharia apontam que este curso não pode mais ser visto como apenas um conjunto de conhecimentos, isto é, algo que os alunos possam adquirir por meio de técnicas ou de mera atividade de cursar e ser aprovado nas disciplinas que completem o conteúdo desejado. Nesse sentido algumas questões merecem atenção, tal como: como devem ser ministradas as disciplinas da área de Matemática nesse novo contexto? Esta questão aponta para outra inquietação: como as instituições internacionais, consideradas referência no ensino de Engenharia, abordam a Matemática em seus cursos? Responder tal questão é objetivo geral de uma pesquisa de Iniciação Científica que está sendo desenvolvida no Instituto Mauá de Tecnologia e neste trabalho apresentam-se alguns resultados iniciais. Tal pesquisa de iniciação, que utiliza a análise documental, inspirou-se no trabalho da professora Dra Ruth Graham, publicado em 2018, intitulado "The global state of the art in engineering education". Da lista de Instituições apresentada pela autora, selecionaram-se duas: Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Universidade Nacional de Singapura e focou-se nas disciplinas que abordam os conteúdos referentes ao Cálculo Diferencial e Integral I, desenvolvidos no primeiro ano. Discute-se, inicialmente, o processo seletivo das instituições e, a seguir, os conteúdos versados em tais disciplinas.

Ensino de Matemática. Cálculo Diferencial e Integral. Instituições Internacionais. Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Universidade Nacional de Singapura.
Voltar