Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1974

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREFLEXÕES SOBRE A 1ª SEMANA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GEODÉSIA DA UFBA;

Patricia Lustosa Brito, FABIOLA ANDRADE SOUZA, Jorge Ubirajara Pedreira Junior, Marcella S Viana, Artur Caldas Brandão;

COBENGE19

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[105] 07.1. Iniciativas inovadoras de formação

O planejamento pedagógico é um processo bastante importante para se atender aos objetivos dos cursos de Engenharia. A insuficiência de formação pedagógica no currículo dos professores da área representa um grande desafio na condução desta atividade. Este trabalho apresenta a estruturação e os resultados de uma atividade de planejamento pedagógico do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Universidade Federal da Bahia (DETG-UFBA), realizada no segundo semestre de 2018. Com o intuito de aperfeiçoar e integrar práticas de ensino, foi organizada uma Semana de Planejamento Pedagógico, com oficinas conduzidas por profissionais da área de Educação e a execução de atividades de planejamento das disciplinas do referido semestre. Foram aplicados questionários em três momentos para a avaliação da percepção dos docentes sobre a atividade. Foi possível constatar uma evolução na integração de práticas entre disciplinas, um despertar para autopercepção e autocrítica da prática pedagógica, um aumento da constatação da importância dos componentes curriculares ofertados na formação dos discentes em seus respectivos cursos, além da diluição da percepção do plano de ensino como mera obrigação institucional. Dentre as lições aprendidas, vale destacar a necessidade de: envolver os professores a tempo parcial e o corpo discente de forma mais eficaz neste processo; discutir antecipadamente à SSP-DETG eventuais reformas curriculares dos cursos que as disciplinas ministradas; realizar supervisão e apoio às iniciativas dos professores que surgem durante a SSP-DETG. Espera-se que este trabalho possa servir de motivação para a realização e o compartilhamento de experiências de planejamento pedagógico em outros departamentos e instituições.

Engenharia, Ensino, Pedagogia
Voltar