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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMOTIVAÇÃO ACADÊMICA EM ALUNOS DE ENGENHARIA: ANÁLISE DE FATORES EXTRÍNSECOS E INTRÍNSECOS;

Marcos Antonio Santos de Jesus, Juliana Brunelli Stoco Santos;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O objetivo desta pesquisa foi detectar e analisar as relações entre fatores extrínsecos (Motivação Extrínseca por Controle Externo) e intrínsecos (Motivação Intrínseca para Saber) presentes na motivação de alunos que cursam engenharia. Neste estudo foi utilizada uma população composta por 640 estudantes universitários dos cursos de engenharia civil, mecânica e química, sendo que 287 (amostra 1) estavam matriculados no 1º (primeiro) semestre do curso e 353 (amostra 2) no 3º (terceiro) semestre. O instrumento utilizado na pesquisa, foi um questionário da Escala de Motivação Acadêmica (EMA), que foi desenvolvida por (VALLERAND ET AL.,1989), porém adaptada na versão em português (SOBRAL, 2003). Ela é composta por 28 itens, subdivididos em sete subescalas, sendo três correspondentes a motivação extrínseca, outras três correspondentes a motivação intrínseca e a última indica a presença de desmotivação. As questões possuem de 1 a 7 pontos variando de nenhuma correspondência a total correspondência. Todos os estudantes foram submetidos ao mesmo instrumento de coleta de dados. A presente pesquisa segue um modelo quantitativo explicativo e não experimental, com uma análise quantitativa das variáveis. Foi estabelecido como nível de significância α=0,05. Dentre os resultados, comprovou-se que em relação ao gênero não houve diferença estatisticamente significativa em ambos os fatores para as amostras 1 e 2 (p>0,05). Comprovou-se que há correlação significativa entre fatores na amostra 2, p<0,05.

Motivação acadêmica. Ensino e aprendizagem de engenharia. Fatores extrínsecos e intrínsecos.
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