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Artigo


1957

INFLUÊNCIA DA PROTOTIPAGEM 3D NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS;

Gustavo Dinis Viana, Ana Paula Fonseca dos Santos Nedochetko, Paulo Eduardo Santos Nedochetko;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

: Este artigo trata da obtenção de estruturas cristalinas por impressão 3D, que podem ser desmontadas, facilitando a visualização por parte do estudante. Nesse trabalho procuramos mostrar o passo a passo do método utilizado para desenvolver a estrutura cristalina de um composto do tipo NaCl ou CaO, onde o diferencial apresentado é a produção de peças independentes que podem ser montadas através de encaixes, originando o composto desejado. A possibilidade de montar e desmontar as estruturas leva ao entendimento de assuntos importantes como propriedades, planos cristalinos, densidade planar, formação de ligas e compostos, auxiliando o professor a se aproximar do aluno, culminando com o êxito no processo ensino-aprendizagem. A descrição feita visa possibilitar ao professor que tem acesso a uma impressora 3D que desenvolva suas próprias estruturas, utilizando-as como mais um recurso no ensino das disciplinas que envolvam a Ciências dos Materiais

Impressão 3D, estruturas cristalinas, processo ensino-aprendizagem
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