Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1955

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA O INGRESSANTE EM ENGENHARIA: CONTEXTUALIZAÇÃO, FUNDAMENTAÇÃO E APLICAÇÃO EM UM AMBIENTE COMPUTACIONAL DINÂMICO;

Fábio Gerab, Custódio Thomaz Kerry Martins, Claudio Dall´Anese;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências

Este trabalho apresenta as características fundamentais e as orientações de um novo componente curricular, denominado Laboratório de Matemática, como parte dos projetos pedagógicos de cursos de Engenharia, redefinidos recentemente em uma instituição de ensino superior paulista. Além de descrever as características gerais da disciplina, relacionam-se suas orientações gerais com as diretrizes dos novos projetos pedagógicos e com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, aprovadas em 2019. O componente curricular Laboratório de Matemática, permite ao estudante desenvolver problemas contextualizados em um ambiente computacional, utilizando-se da modelagem para explorar as relações entre as distintas formas de registros de representação (algébricos, gráficos, geométricos e numéricos) por meio da aplicação de sequências didáticas. São apresentados exemplos de atividades propostas para os estudantes. Distintas metodologias para a avaliação da aprendizagem também são discutidas. Embora ainda preliminares, as impressões colhidas tanto junto aos discentes como aos docentes apontam aspectos muito positivos da proposta, no sentido de avivar interesse pelos estudos e encorpar o conhecimento de conceitos matemáticos anteriores.

Ensino de engenharia. Educação matemática. Laboratório de Matemática. Diretrizes curriculares. Metodologias ativas.
Voltar