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Artigo


1953

INTEGRAÇÃO E INTEROPERABILIDADE NO CURSO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA;

Andrea Holz Pfutzenreuter, Simone Becker Lopes, Daiane Beckert, Elisete Santos da Silva Zagheni, Renata Cavion;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[82] 01.3. Como assegurar a formação do Engenheiro Inovador

O presente artigo trata da possibilidade de uma proposta de integração das disciplinas específicas do curso de Engenharia de Transportes e Logística (ETL), derivada de uma pesquisa de caráter exploratório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo entendimento e percepção do discente. Utilizando-se da gestão da informação dos conteúdos das disciplinas, oriundos de análises dos documentos da grade curricular de 2016, para a aplicação do conceito Building Information Modeling (BIM) de integração. Por esse motivo, são apresentadas propostas de exemplos de Ensino Ativo pelo Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) com projetos interoperáveis com o intuito de promover a eficiência e colaboração, entre os envolvidos do processo. A proposta de integração analisada, poderá contribuir com projetos simulando o contexto real, proporcionando uma colaboração com o desenvolvimento do discente como profissional, e sua forma de conceber o conhecimento.

Integração. Interoperabilidade. Ensino ativo.
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