Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1952

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO MODELO DIDÁTICO DA MATEMÁTICA EM CONTEXTO COMO POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO DE MATEMÁTICA CONSONANTE ÀS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS;

Gabriel Loureiro de Lima, Barbara Lutaif Bianchini, Eloiza Gomes, Juliana Martins Philot;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCN), que foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em 23 de janeiro de 2019, trazem como elementos de destaque o foco na Educação por Competências, abordagem cada vez mais presente na organização curricular dos cursos de Engenharia tanto no Brasil como no exterior. Neste artigo, que do ponto de vista metodológico caracteriza-se como uma pesquisa documental, a partir da perspectiva do ensino de conteúdos matemáticos a estudantes de Engenharia, evidenciamos aspectos do Modelo Didático da Matemática em Contexto (MoDiMaCo), inerente à teoria A Matemática no Contexto das Ciências (MCC), que explicitam a consonância entre o que é proposto nas novas Diretrizes, os preceitos desse Modelo e a Educação por Competências. Foi adotada a concepção de competências como sendo os alicerces que permitem ao futuro engenheiro solucionar um problema mobilizando de maneira integrada, em sua estrutura cognitiva, o conjunto que possui de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Dentre os aspectos de relevo no MoDiMaCo e também fundamentais nas DCN e que podem possibilitar ao futuro engenheiro o desenvolvimento de diferentes competências, destacamos: a contextualização dos conceitos abordados, o trabalho interdisciplinar no qual o professor e o estudante possam explorar o emprego de tecnologias, o uso de metodologias ativas, a formação integral de um estudante com autonomia, a realização de trabalhos colaborativos em equipe de forma que a aprendizagem seja centrada no aluno e a avaliação contínua da aprendizagem e das competências desenvolvidas.

Diretrizes Curriculares Nacionais. Educação por Competências. Matemática. Modelo Didático da Matemática em Contexto.
Voltar