Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1948

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA DE UM FRAMEWORK DE ENSINO/APRENDIZAGEM BASEADO EM VIVÊNCIAS PARA A DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OPERAÇÕES;

Breno Barros Telles do Carmo, Gabriel de Oliveira Castro, Renata Lopes Jaguaribe Pontes;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O mercado de trabalho demanda profissionais capacitados para atuar de maneira integral, resolutiva, dinâmica, renovadora e protagonista durante sua vida professional. Neste sentido, constata-se a necessidade do uso de metodologias que sejam capazes desenvolver estas habilidades nos futuros profissionais. Assim, o objetivo do presente artigo é propor uma abordagem de vivências baseadas em casos, avaliando a percepção discente acerca do ambiente de ensino proporcionado pelo uso desta abordagem. A metodologia adotada nesta pesquisa foi estruturada em três fases: (i) concepção da estratégia de aprendizagem baseada em vivências; (ii) implantação da estratégia proposta e (iii) avaliação da percepção discente acerca do ambiente de aprendizagem. A abordagem desenvolvida foi aplicada em turmas dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados demonstraram que os discentes tiveram uma percepção de desenvolvimento de sua autonomia no processo de aprendizagem, além de terem desenvolvido habilidades como criatividade e competências em planilhas eletrônicas. Assim, o framework baseado em vivências proposto nesta pesquisa foi percebido de forma extremamente positiva e pode ser aplicado à diferentes disciplinas. O desafio da implantação está associado à proposição de casos bem estruturados durante às vivências e acompanhamento próximo das equipes de alunos pelo professor/monitor.

Aprendizagem baseada em vivências. Ambiente de aprendizagem. Percepção discente. Metodologias ativas.
Voltar