Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1946

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE PROJETO APLICADA AO ENSINO DE ENGENHARIA: O PROJETO "OPENFAB" NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA;

Claudia Alquezar Facca, Patricia Antonio, Hector Alexandre Chaves Gil, Felipe Perez Guzzo, Ana Mae Tavares Bastos Barbosa;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

Este trabalho apresenta uma análise da aplicação da metodologia do Design Thinking na disciplina de Introdução à Engenharia com o objetivo de integrar as áreas do conhecimento - Design e Engenharia - e alcançar a inovação no processo de desenvolvimento de novos projetos. O Design Thinking é uma metodologia para solucionar problemas complexos que utiliza e aplica ferramentas do Design, centralizando o processo nas pessoas e em suas necessidades, por meio do raciocínio associativo e do pensamento analítico. Por meio da descentralização da prática do Design das mãos de profissionais especializados - no caso os Designers - é uma abordagem que permite que seus princípios sejam adotados por pessoas atuantes em diversas áreas profissionais - como a Engenharia, por exemplo. Como objeto de estudo da pesquisa foi abordado o Projeto "OpenFab", pertencente à disciplina Introdução à Engenharia, ministrada durante o 1º semestre de 2018 aos alunos da 1ª série dos cursos de Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul (São Paulo/Brasil). O objetivo deste estudo é observar o processo de desenvolvimento de um projeto de Engenharia utilizando uma metodologia de Design, analisando seus efeitos e impactos como estratégia de ensino na aprendizagem dos estudantes e na formação dos futuros engenheiros, logo no início do curso, considerando as dimensões relativas às competências técnico-científicas e os conhecimentos interdisciplinares possíveis e existentes.

Design Thinking. Metodologia de Projeto. Ensino de Engenharia.
Voltar