Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


193

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA DE ENSINO PARA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DA ENGENHARIA MECÂNICA;

Alexsander Furtado Carneiro, Fabio Telles, Maria Carolina Fortes;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O primeiro ano do estudante de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Passo Fundo é composto por uma série de disciplinas teóricas tais como cálculo, física, química, Informática e Programação Aplicada à Engenharia (IPAE) e outras., que, apesar de fundamentais na formação de um engenheiro, podem se tornar um pouco tediosas, muitas vezes desmotivando os estudantes e aumentando a evasão. Com o objetivo de promover uma nova abordagem, com uma metodologia de ensino-aprendizagem focada no uso de vídeo-aulas, prática e robótica educacional, este artigo apresenta uma experiência aplicada aos alunos ingressantes no curso no ano de 2016. A ideia principal é a de promover uma aula mais voltada para a resolução de desafios durante as aulas e motivar os alunos, procurando, dessa maneira, aumentar o interesse dos mesmos pela disciplina, apresentando conceitos fundamentais de maneira um pouco mais rápida, promovendo a prática, e auxiliando a diminuir as taxas de evasão e retenção. Ao final da disciplina que adotou essa metodologia, os resultados finais demonstraram que metodologia adotada foi efetiva na melhoria da retenção, porem foi ineficaz na evasão. Os resultados obtidos mostram que essa metodologia possa ser utilizada nos anos seguintes do curso.

Educação, educação em engenharia, robótica educacional, vídeo-aulas, diminuição da retenção
Voltar