Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1925

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPORTFÓLIO REFLEXIVO COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM E DE AVALIAÇÃO EM UM CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA;

Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, Kátia Mara Ribeiro de Castro Purcina;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

As constantes transformações nas atividades humanas e empresariais têm exigido dos cursos de graduação uma constante busca por metodologias de ensino que possam contribuir para a formação de cidadãos capazes de atuarem ativamente no seu aprendizado. Dentre as metodologias ativas, o Portfólio reflexivo (PR) tem se destacado nos últimos anos. Trata-se de proposta inovadora na área de Engenharia. Esse trabalho tem por objetivo relatar a experiência de utilização do PR como metodologia de aprendizagem e de avaliação da disciplina Microbiologia Industrial de um curso de Engenharia Química. O PR construído individualmente pelos alunos correspondeu a 30 % da nota da disciplina, sendo os conteúdos obrigatórios pré-determinados pelo professor. A partir dos textos escritos pelos alunos foi possível verificar que as partes consideradas como as mais difíceis do PR foram a auto apresentação e a auto avaliação. A partir da implementação dessa metodologia pode-se verificar que, apesar das dificuldades apontadas e alguns alunos se mostrarem um pouco resistentes ao mesmo, todos foram capazes de construir o PR e ao mesmo tempo refletir sobre seu próprio aprendizado. Dessa forma, pode-se concluir que os objetivos propostos foram alcançados e foi possível se verificar pontos de melhoria do programa e atividades da disciplina.

Portfólio Reflexivo. Ensino de Engenharia. Aprendizagem Ativa
Voltar