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ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FACEMG;
ADRIANA DO CARMO SILVA ROCHA COUTO, CL?UDIA MAGARETE LACERDA VELOSO, PRITCIAN DOS SANTOS NASCIMENTO, MAYARA DE CARVALHO VALENTIM SILVA, MAGNO NASCIMENTO VELOSO;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Os dois primeiros anos dos cursos de engenharia são caracterizados por uma gama de disciplinas, cuja temática está centrada nos conhecimentos da matemática e da física. Por serem muito abstratas e exigirem grande esforço do aluno no seu aprendizado, a falta ou pouco contato com os temas reais nos primeiros anos de curso podem levar o aluno a evadir-se. Sendo assim, faz-se necessário a adoção de estratégias pedagógicas que permitam ao aluno aproximar-se paulatinamente da área escolhida. Interessa-nos saber então, se as Atividades Práticas Supervisionadas - APS, oferecidas no Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ensino Superior de Minas Gerais - FACEMG, constituem mecanismo eficaz na medida em que possibilita contato dos alunos com a área prática da Engenharia Civil, a partir dos anos iniciais do curso, reduzindo assim a defasagem entre teoria e prática e, consequentemente, motivando o aluno a enfrentar as dificuldades e desafios que poderiam levá-lo à evasão. Em busca de resposta para a nossa questão, aplicamos questionários e realizamos grupos focais com os alunos do Curso de Engenharia Civil, do primeiro ao quinto período, durante os meses de fevereiro e março de 2017.
Atividades Práticas Supervisionadas, Engenharia Civil, FACEMG, evasão.