Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1907

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLacunas de aprendizagem de números complexos: um estudo de caso com acadêmicos de engenharia;

Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Isolda Gianni de Lima;

COBENGE19

[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[100] 06.1. Perfil do ingressante

Este artigo enfoca a importância dos números complexos enquanto conhecimento base para a análise de circuitos elétricos em corrente alternada nos cursos de Engenharia. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de compreensão de um grupo de acadêmicos de Engenharia de uma instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul sobre conceitos e operações com números complexos. Além disso, buscou-se compreender os erros cometidos pelos acadêmicos ao efetuarem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números complexos. A pesquisa teve cunho qualitativo, caracterizando-se como um estudo de caso único e holístico, cujo instrumento foi um questionário misto e cujo método de análise empregado foi a Análise de Erros. Concluiu-se que muitos acadêmicos não possuem os conhecimentos básicos de números complexos para analisarem circuitos elétricos em corrente alternada, sendo esse um problema frequente na Instituição de Ensino Superior. Os maiores índices de acertos ocorreram na adição e subtração de números complexos e, ainda assim, menos da metade dos participantes soube efetuar essas operações. Diante disso, sugere-se a utilização de um objeto de aprendizagem, elaborado para a construção de conhecimentos de números complexos, como possibilidade de recuperação dessas lacunas, propiciando conhecimentos prévios para a análise de circuitos elétricos em corrente alternada.

Números Complexos. Lacunas de Aprendizagem. Acadêmicos de Engenharia. Análise de Erros.
Voltar