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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA SOBRE O ENSINO NA ENGENHARIA: UM CAMINHO PARA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR;

Luis Henrique Pereira França, Danuth Rodrigues Fernandes;

COBENGE19

[27] 05. Formação Cidadã

[96] 05.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade

O processo de aprendizagem na engenharia ainda esta pautado em métodos do século XX, como memorização e repetição, disseminado em teorias cognitivas. Neste trabalho abordou uma visão humanística para o ensino nas engenharias, de modo que haja uma compreensão do contexto social e histórico, dando ênfase na formação interdisciplinar e na especificidade do professor não ter formação pedagógica, neste contexto o presente trabalho optou por estilo de aprendizagem crítico, de modo que o aprendiz migre do ensino bancário para uma educação problematizadora, sendo capaz de intervir no mundo. Conclui-se que a relação aluno/professor deve ser estreitada, e que haja uma relação horizontal com o aprendiz, fazendo que com que haja uma troca de saberes e não imposição/transmissão de conhecimento, como é de práxis das teorias cognitivas.

Educação crítica. Aprendizagem na engenharia. Ensino progressista. Formação interdisciplinar. Paulo Freire.
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